g2h

level

terça-feira, 10 de abril de 2012

Bragantino atlético traz

Bragantino atlético traz a cidade de Bragança Paulista desde janeiro de 1928 o Clube Atlético Bragantino de Futebol Brasileiro.
Com suas cores Preto e Branco lembra brasões de outros times, entretanto esse é o único nessa cor com a bolinha estampada.
Considerado o Clube mais tradicional do interior Paulista, tendo inclusive conquistado um título de Campeão Paulista da Primeira Divisão, fato ocorrido em 1990. É uma agremiação que viveu altos e baixos e hoje vive uma situação estável, lutando para retornar à elite do futebol brasileiro, coisa que já acontece no paulista.

Em ótima fase, o Massa Bruta sagrou-se Campeão Paulista da Primeira Divisão no ano de 1990, revelando para o mundo o até então desconhecido técnico Wanderlei Luxemburgo. A equipe decidiu a competição contra o Novorizontino numa final que foi chamada de "final caipira". Na época o Bragantino cedeu nada mais que seis jogadores à Seleção Brasileira. Até hoje nenhuma equipe do interior cedeu tantos atletas para uma seleção nacional. Gil Baiano, Mauro Silva, Mazinho, Alberto, João Santos e Sílvio foram estes atletas.

No ano seguinte, 1991, manteve-se a base da equipe (foto à direita), mas perdeu-se o treinador. Porém, o presidente do clube, Nabi Abi Chedid, foi buscar nada menos que Carlos Alberto Parreira, outro "ilustre desconhecido" que havia acabado de chegar dos Emirados Árabes. O sucesso permaneceu em Bragança e o time foi o Vice-Campeão Brasileiro, conquistando o direito de disputar sua primeira Conmebol, além de receber vários convites para excursionar pelo mundo afora.

Os anos seguintes foram de algumas trocas de elenco, mas sempre com o mesmo sucesso. Nos anos de 1992 e 1993, a equipe disputou a segunda e terceira Conmebol, torneio sul-americano. Em 1996 o time disputou sua terceira Copa Conmebol, mas já estava no início de sua fase decadente.

A volta por cima começou com o retorno do presidente Marquinho Chedid (foto à esquerda) ao comando da equipe. Os primeiros anos foram de luta para resgatar as origens do clube. Durante os anos de 2002, 2003, 2004 e 2005, as campanhas não foram suficientes para fazer a equipe voltar a ser considerada vencedora.

Mas esta situação começa a mudar em 2005. Com uma equipe formada por jogadores jovens e que queriam vencer na profissão, o Bragantino garante classificação entre as quatro primeiras colocadas do campeonato e conquista novamente o acesso à elite do futebol de São Paulo.

Este resultado dá moral ao time a cidade, que juntos passam a viver novos momentos felizes na sequência. Em 2006 o time disputa a Copa Federação Paulista de Futebol e conquista o vice-campeonato, garantindo assim o direito de disputar a Copa do Brasil. Uma semana depois da conquista a cidade fica de luto. Morre o presidente de honra e homem que muito lutou pelo clube, o vice-presidente da CBF, Nabi Abi Chedid.

A volta dos bons tempos

O ano de 2007 começou de forma honrosa e o Bragantino, após disputar o Paulista da Série A1, termina a competição em quarto lugar, ficando a um ponto da final da competição. O segundo semestre foi melhor ainda. Mantida a base, a equipe realiza um excelente Campeonato Brasileiro da Série C e conquista o título, garantindo o direito de disputar a Série B no ano seguinte. Nesta temporada foram revelados os jogadores Felipe, Zelão, Moradei e Everton, que após deixar o clube de Bragança Paulista passou a ser chamado de Everton Santos. Mais uma vez os valores que se destacaram deixaram o clube, porém se manteve a base na temporada 2008 e o Bragantino disputa um grande Brasileiro da Série B. Termina a competição na sexta colocação depois de lutar pelo acesso até a penúltima rodada da competição.
Clube Atlético Bragantino
Sede Administrativa:
Rua Emílio Colela, S/N, Jd. Nova Bragança
Bragança Paulista/SP – CEP 12.914-410
Tel: (11) 2277-1036 - Fax: (11) 2277-1035
Jogos oficiais:
Estádio Nabi Abi Chedid - Nabizão
Rua Emílio Colela, S/N, Jd. Nova Bragança
Bragança Paulista/SP – CEP 12.914-410

Nome Clube Atlético Bragantino
Alcunhas Braga Leão Lingüiça Mecânica Massa Bruta Alvinegro Bragantino
Mascote Leão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares