g2h

level

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ituano clube de futebol

Ituano clube de futebol e a estrada de Ferro se encontram em histórias de sucesso para alegria dos torcedores.
 Conhecido como Ituano Sociedade Civil de Futebol Ltda, ou Ituano onde a galera prefere chamar, é um time de futebol de Itu, interior do estado de São Paulo, fundado nos anos 40.
Na Integra já muito bem referenciado ituanofc.com.

O Ituano Futebol Clube teve sua origem com a expansão da estrada de ferro no Estado.
Muitos clubes foram fundados no interior de São Paulo por funcionários das diversas companhias de ferrovias na  primeira metade do século passado.
Foi assim que foi fundado em 20 de maio de 1947 a Associação Atlética Sorocabana por funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana de Itu.
Com as cores azul e vermelho, a Atlética Sorocabana disputou os Campeonatos Paulistas da 3ª divisão de 1955 à 1959 no estádio Souza Lima.

A cidade de Itu tinha outra equipe na mesma época.
O Clube Atlético Ituano que já disputava a 2ª divisão.
Inclusive foi campeão da 3ª divisão em 1954.
Com o crescimento da rivalidade, decidiu-se em 1957 fazer um tira-teima entre as duas equipes e criaram a Taça Cidade de Itu. Após dois jogos com uma vitória de cada lado, foi disputada uma terceira partida decisiva no estádio Souza Lima.
 A Sorocabana venceu por 2x1 e ficou com a Taça.
No dia seguinte apareceu pintado no muro do clube a seguinte frase: “Galo de Itu” numa referência a vitória da equipe.
A partir desta data o Galo tornou-se o símbolo do clube.

Ainda como Atlética Sorocabana disputa o Campeonato Paulista da 4ª divisão em 1963 e 1966. Foi neste ano que o clube mudou de nome para Ferroviário Atlético Ituano.
O motivo foi à estatização das ferrovias. Com o fim do CA Ituano, o Ferroviário Ituano começa a se consolidar no futebol paulista.
Mas só volta a disputar o Campeonato Paulista em 1978 na disputa da 5ª divisão. A partir do ano seguinte a ascensão foi rápida. Foram dois anos na 5ª divisão. Em 1980, com a reestruturação do futebol paulista, o Ituano subiu junto com outras equipes para a 3ª divisão.
E já em 1982 consegue o acesso para a 2ª divisão paulista.

img historia 5Foi nesta década que o Ferroviário Ituano passou a utilizar as cores do extinto CA Ituano. Trocou o azul e vermelho pelo rubro negro.
Nestas duas décadas de 60 à 80 foram 7 trocas de distintivos do clube até o símbolo atual ser adotado em 1989.
Depois de 8 anos disputando a 2ª divisão de São Paulo, o Ituano venceu a Ponte Preta na final de 1989 e conseguiu o acesso para a 1ª divisão. Com o novo acesso veio à última mudança de nome do clube. Em 1990 surgiu o Ituano Futebol Clube.

Logo no primeiro ano na 1ª divisão paulista, o Ituano fez uma boa campanha e terminou na 5ª posição. Sob o comando do técnico José Teixeira que tinha conquistado o acesso no ano anterior, o Ituano fez o artilheiro do campeonato.
Alberto marcou 12 gols. Em 1992 revelou o maior jogador de sua história. O pequeno meia de nome Juninho estreou no Campeonato Paulista após disputar algumas partidas no sub 20 do clube. Logo ganhou a condição de titular.
No ano seguinte chamou atenção dos grandes clubes brasileiros e foi negociado com o São Paulo. Deixou o Ituano como artilheiro da equipe no Paulista daquele ano com 9 gols. Depois foi contratado pelo clube inglês do Middlesbrough onde se consagrou na Premier League. Chegou à seleção brasileira e conquistou o Pentacampeonato mundial em 2002 na Coreia Japão.

O Ituano retornou a segunda divisão duas vezes. Em 1994 e 1999. Foram 5 anos disputando a Série A 2 do Paulista.
Quando subiu em 2001 conquistou o principal título de sua história. Foi campeão Paulista de 2002 numa disputa por pontos corridos sem a presença dos clubes grandes que optaram em disputar o Torneio Rio-São Paulo.
Foram 11 vitórias em 22 partidas. A última contra o América em São José do Rio Preto que garantiu o título. O técnico Ruy Scarpino montou o elenco e saiu nas últimas rodadas dando lugar para Ademir Fonseca.

Disputando a 1ª divisão paulista desde 2002, o ituano conseguiu o acesso para disputar alguns Campeonatos Brasileiros.
Já havia disputado 5 Brasileiros da Série C em 1994, 1995, 2000, 2001 e 2002. No ano seguinte do título Paulista, venceu o Brasileiro Série C e conseguiu o acesso para a Série B. Foram 10 vitórias em 18 jogos com o comando do técnico Ruy Scarpino.
O Ituano disputou a 2ª divisão do futebol brasileiro de 2004 à 2007.
Sua melhor participação foi em 2004 quando foi 6º colocado. Disputou a Série C em 2008 e a Série D em 2009.

O ídolo Juninho Paulista retornou ao Ituano em 2009 a convite do presidente Major Vieira numa outra condição.
Como gestor do clube iniciou um processo de reestruturação do clube, modernização do estádio Novelli Júnior, recuperação das categorias de base e montagem de um elenco capaz de retornar as disputas dos Campeonatos Brasileiros com solidez.
Com os apoios da Prefeitura, do comércio e indústria da cidade, e torcedores o Galo de Itu quer voltar a ser forte. Esta é a missão do Ituano Futebol Clube a partir de agora.
Ituano faça seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge